Ricardo Lemos mostrou dados que mostram um perfil diferente de consumidores ao destacar que a classe C está inserida de forma mais efetiva no mercado. Os que tem uma renda entre quatro e dez salários mínimos representam mais da metade da população do Brasil. Ainda os dados revelam que nesta classe 70% possuem cartões de crédito e que 34% já tem carro.

Lemos ressaltou a importância do varejo adotar novos padrões voltados a sustentabilidade. Relatou exemplos de empresas que desenvolveram projetos empregando os quatro Rs(Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar). Disse também que o varejo deve estar atento ao emprego de novas tecnologias e às redes sociais. As compraspela internet contabilizaram em 2011 mais de R$ 20 bilhões. Ricardo Lemos ressaltou que atualmente são mais de 1.200 sites de compras coletivas e que buscas na internet geram vendas em lojas físicas.

A quarta Convenção da CDL de Vacaria ainda teve as palestras do ex sub-comandante do Bope do Rio de Janeiro Paulo Storani. Ele fez uma análise comparativa entre a realidade da unidade da PM carioca e das empresas, sob o aspecto de seleção, treinamento, desempenho e controle de resultados.

O encerramento do evento teve a palestra de Nelma Penteado(foto). Através de uma palestra dinâmica e interativa. Abordou o fortalecimento dos valores pessoais do vendedor e o reconhecimento das potencialidades.