Greve Camioneiros

O Impacto da Greve dos Caminhoneiros, Copa e Eleições no Seu Negócio!

Você já deve estar se perguntando se a greve dos caminhoneiros (iniciada dia 20/5/2018) afetará alguma coisa na sua área de atuação, não é mesmo?

Não vou entrar no aspecto de transporte, alimentação, medicamentos entre outros, que obviamente todos nós já estamos sendo afetados diretamente.

O foco aqui é na sua profissão, no dia a dia do seu trabalho daqui para frente, no faturamento, no seu estoque, na sua agenda, no seu fluxo de caixa, nas suas vendas, etc. Será que vai afetar ou não?

A resposta é SIM. Vai afetar todos os negócios. A incerteza é qual será o tamanho do estrago dessa greve. O pessoal do governo já fala em um rombo de 10 bilhões. E quem vai pagar isso? Hum….

Uma quantidade absurda de dinheiro deixou de circular no pais pela ausência de transporte. Se não há produtos ou serviços disponíveis, os clientes não compram. Sem venda não há faturamento nem pagamento de impostos e muito menos comissões.
Então, pela ironia do destino a roda do caminhão parada fará a roda da economia diminuir sua velocidade, que estava começando a girar e a sair do lugar.

E agora? O que fazer, além de rezar?

Eu como administrador de empresas aprendi a sempre planejar olhando três cenários:
1. Otimista
2. Realista
3. Pessimista

Neste caso, a previsão “Otimista” será no caso da greve dos camioneiros realmente não afetar seu negócio. A previsão “realista” será se tudo isso afetar muito pouco sua rotina e indicadores. E a “pessimista”, prefiro nem comentar.

Então, comesse agora a desenvolver um Plano de Contingência. Junte-se com seu sócio, equipe, amigo, consultor, padre, pastor ou mesmo sozinho. Comece a pensar e planejar o que fará para encarar o temporal que vem vindo por ai.

Ah! Considere nesse plano os dias de pouco trabalho durante a copa do mundo, pois o Brasil já tem dois jogos marcados em dias de semana, um às 15 horas e outros às 9 horas. Ou seja, menos dois turnos de trabalho. Mesmo que você não goste de futebol, o restante do planeta gosta, e muito. Por isso a produtividade irá cair nesses dias (lamentavelmente).

E para não perder tanto mais em produtividade, vendas e atendimento, torça para o Brasil não ir até a final. Se isso acontecer, teremos mais 3 possibilidades de jogos em dias de semana.

E por último, não menos importante, teremos eleições, que podem mudar a categoria do temporal que se aproxima para furacão ou para chuva moderada. Meu Deus!

Diante disso tudo só vejo o caminho da revisão do planejamento estratégico e o desenvolvimento de planos de contingencia. Inclua no plano, qualificação de equipes, pois somente os mais preparados sobreviverão. E claro, para treinar equipes de vendas e atendimento, conte comigo!

Vamos lá! Comece agora!
Um abraço do www.RicardoLemos.com

Gravei um vídeo sobre isso…

Consulte sobre Treinamentos e Palestras com Ricardo Lemos0

 

2 respostas
  1. Deucimar
    Deucimar says:

    Obrigado pelo vídeo, excelentes lembretes. Planejamento Estratégico, tem que ser a curto, médio e longo. E estar preparado para atos de stakeholders, como está greve, podem levar um negócio a ter sérios prejuízos.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *