Palestrante Ricardo Lemos

Acerte na contratação do Palestrante Motivacional ideal para seu evento!

Quem precisa contratar um palestrante motivacional hoje no Brasil, pode sentir-se como uma criança escolhendo um brinquedo em uma grande loja de brinquedos. São muitas centenas de opções, uma melhor que a outra. A oferta de excelentes palestrantes motivacionais aumentou de maneira exponencial nos últimos anos.

 

Bom, talvez você já saiba ou não, mas minha profissão é realizar palestras motivacionais nas áreas de marketing, vendas, comunicação e empreendedorismo. Ou seja, eu sou palestrante motivacional profissional há mais de 15 anos e depois de ver muitas contratações estranhas, palestrantes totalmente desconexos com eventos onde palestrei e com o intuito de ajudar e colaborar com profissionais da área comercial, marketing e recursos humanos (normalmente são os responsáveis pela contratação dos palestrantes), consegui uma excelente entrevista com Margaret Miraglia – Coaching, Consultora e Produtora de eventos e Agenciadora de palestrante por mais de 21 anos.

 

Veja aqui, qual das perguntas que eu fiz a ela que lhe auxilia mais:

 

  1. Margaret, você poderia falar sobre a tarefa de contratar uma palestra motivacional?

A escolha do palestrante é essencial para o sucesso de um evento. Um grande palestrante precisa provocar ação da plateia, ou seja, provocar o desejo de colocar em prática o que o participante aprendeu. E, depois de escolher o palestrante, a tarefa continua, pois o título da palestra motivacional é quase tão importante quanto o palestrante.

Portanto, vale a pena se dedicar na busca desse profissional!

 

  1. Quais principais erros que as empresas cometem na hora de contratar um palestrante?

Erro 1: Não ter claro o que precisam para o seu evento. O que realmente querem oferecer aos seus públicos através de uma palestra.

Cada evento tem suas características e seus objetivos particulares. A empresa precisa ter bem definido o que quer atingir com aquela palestra antes de contratar.

Por exemplo, uma convenção de vendas, onde o objetivo é potencializar resultados, precisa de uma palestra de um especialista na área, alguém que viveu vendas, que conhece as dores do vendedor, que fale a mesma linguagem da plateia, que saiba mostrar novos caminhos para o novo jeito de vender e que seja capaz de inspirar. Muitas vezes, palestrantes com livros publicados sobre vendas costumam apresentar conteúdos sólidos.

 

Erro 2:  Contratar palestrantes da “moda”

Pode ser um erro ou um investimento ruim, definir o palestrante pelo seu modismo ou pelo seu momento “estrela”. Apesar de serem carismáticos e arrastarem multidões, evite contratar por esse critério. O ideal é priorizar por profissionais que tenham experiências relevantes para compartilhar.

 

Erro 3:  Entenda o perfil do palestrante motivacional

Antes de contratar palestrantes para o evento, é fundamental descobrir como é a maneira como ele aborda o assunto. Se está alinhado com os valores da companhia, com os critérios previamente definidos e o com o perfil dos participantes.

 

Erro 4: Limitar-se ao preço na hora de contratar

Esse é um erro muito comum das empresas na hora de contratar palestrantes. Infelizmente, várias empresas usam o preço baixo cobrado por alguns palestrantes como critério principal de escolha para os seus eventos.

Um palestrante barato pode sair caro se não trouxer os resultados esperados. Pois além de não agradar, de não conectar com a plateia, ele poderá ser rejeitado, fato que denigrirá a imagem do evento. Por isso, é preciso pensar em como o profissional poderá agregar ao evento antes de fazer a contratação. Às vezes empresas gastam mais com o coffee break do evento do que com o cachê do palestrante. Sim, isso realmente acontece!

 

  1. Margaret, quais as dicas que você daria para quem está precisando contratar um palestrante a distância, ou seja, só conhece ele pela internet ou através de seus livros.

Nesses mais de 21 anos trabalhando com palestras, percebi que os contratantes têm muito medo de errar na contratação do palestrante (e realmente é uma enorme responsabilidade), por isso, eles acabam optando por profissionais renomados, com grande aceitação. Eles não arriscam contratar outros menos conhecidos, que poderiam  ser a melhor escolha para aquele momento. Sendo que os renomados chegam a cobrar o dobro ou até mesmo o triplo da média do mercado.

Então, minhas dicas para contratar com segurança, sem medo de errar na escolha são:

I. Conheça o currículo do palestrante. Veja para quais empresas ele já palestrou, qual sua vivência profissional, se o assunto que ele ministra condiz com sua experiência, ou seja, se ele viveu o que fala.

II. Converse com quem já contratou sua palestra, analise os pontos fortes e fracos, qual o resultado após a palestra. Procure depoimentos em vídeo ou áudio sobre tal profissional.

III. Marque uma conversa com o palestrante (pessoalmente ou por vídeo conferência) para conhecê-lo melhor. Fale dos objetivos do seu evento, do perfil do público, pergunte como ele faria a palestra, quais pontos ele acredita ser mais importante de abordar. Pergunte se ele faz alguma interação com a plateia.

 

  1. Você poderia dizer o que deve ser avaliado em um vídeo de apresentação de um palestrante?

Um vídeo de apresentação pode ser pouco para avaliarmos se uma palestra é boa ou ruim. Porém, vejo três pontos importantes a serem analisados:

I. Energia do palestrante no palco (tom de voz, movimento no palco e carisma).

II. Reações da plateia (se tiver imagens do público, perceba a reação do público, a fisiologia de quem esta assistindo).

III. Emoção (pense no vídeo de apresentação como o trailer de um filme que em menos de 3 minutos desperta ou não o desejo de assistir. A apresentação desse palestrante despertou o desejo de você ouvir mais?

 

  1. Algo mais que você diria para quem está buscando um palestrante para seu evento?

Eu diria para saírem da zona de conforto de sempre levarem os mesmos nomes para suas convenções. Permitam-se conhecer novos palestrantes. Pois temos profissionais excelentes, com grandes diferenciais atuando nesse mercado (que você não conhece).  Ou seja, vale muito a pena conhecer, ousar e inovar.

 

Nossa, incrível essa entrevista com a Margaret Miraglia hem?!

Então, agora você já tem uma visão de quem entende muito do assunto.

 

E agora, o que acha de praticar estas últimas dicas da Margaret analisando o meu vídeo de apresentação. Veja ai o meu “trailer” => https://youtu.be/fUWtNo7BK8k

 

Leia outros artigos:

Mudanças que vendem mais e melhoram resultados

Atendimento Mais Inteligente

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *